… de irritação, dor, desconforto, que na verdade são só sinal da sua fertilidade. Você pode até querer eliminar a menstruação da sua vida, mas o melhor jeito é aprender a ser feliz com ela.
A sua bisavó, por exemplo, dever ter passado pela fase da toalhinha higiênica. Na Europa do séc. 19, as garotas pobres ficavam menstruadas nas roupas mesmo. Coisa de outro mundo? Pode até ser, para você que está acostumada a todas as modernidades, mas ainda hoje, em algumas comunidades da Índia rural, as meninas ficam sentadas na palha, junto as vacas, por todo o tempo que durar a menstruação. E olha que encarar a sujeira nem era a parte mais difícil. Imagine ficar menstruada sem ter a menor ideia do que estava acontecendo no corpo!
Sem crise
Não dá para abandonar a capoeira, encostar a calça jeans clarinha e não entrar no mar só por causa dela (lembre-se: são 500 meses da sua vida). Absorvente é bem melhor do que toalhinha higiênica, hoje temos o absorvente interno, os médicos garantem que qualquer garota que queira poder usar: ele não dói, não sai do lugar e, se for do tamanho certo, não vaza.
Sem cólicas
A cólica aparece por causa da prostaglandina, a substância que faz o útero contrair. Por isso todoo segredo está em controlar essas contrações: evitar alimentos com cafeína e praticar exercícios.
Sem TPM
° Se você fica nervosa e muda de humor o tempo todo, invista em meditação e alongamentos.
º Se seu corpo fica ichado e todo dolorido, vale cuidar melhor da alimentação, aumentando o consumo de frutas e legumes e diminuindo o sal.
º Se o seu apetite aumenta demais, você fica cansada e tem muita dor de cabeça, não deixe de fazer exercícios físicos e regule os doces e  alimentos gordurosos.
º se você fica triste, chorosa, procure se exercitar, ficar com os amigos e comer um chocolatinho. Sempre ajuda.
Bye:Gilvania M.